Lula se reúne com ministros para debater redução na conta de luz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta segunda-feira (1) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para discutir um dos principais pontos do texto da medida provisória (MP) que visa reduzir o custo da energia em todo o país, a ser enviada em breve ao Congresso.

A medida busca adiantar o recebimento pelo governo de R$ 25 bilhões da Eletrobras, decorrentes da privatização. Esses recursos possibilitarão uma redução imediata nas tarifas de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projetava, em janeiro, um aumento médio de 5,6% nas tarifas em 2024. Contudo, com a intervenção governamental, os ajustes devem se aproximar de 2%.

Silveira afirmou que a reunião foi produtiva e mencionou diversas propostas em discussão para diminuir o custo da energia, incluindo o uso de petróleo para mitigar o impacto das tarifas e a avaliação sobre a inclusão dos recursos no teto de gastos.

Além disso, o encontro abordou os prazos para a implementação de linhas de transmissão compatíveis com os cronogramas das novas usinas de energia renovável (eólica e solar). “Não havia licitação das linhas de transmissão. É como esse processo foi concluído agora, você consegue abrir. Para ver se há manifestação de interesse”, comentou o ministro Fernando Haddad, conforme relato da CNN Brasil.