Lula intensifica campanha para aliados no segundo turno das eleições municipais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva programou intensificar sua participação nas campanhas de aliados políticos durante o segundo turno das eleições municipais, com agendas confirmadas em cidades como Fortaleza, Belém, Porto Alegre e São Paulo.

Esta decisão marca uma mudança em relação à sua postura no primeiro turno, onde sua participação foi mais moderada.

Nesta sexta-feira, Lula estará em Fortaleza participando inicialmente de um evento oficial e, posteriormente, de um ato de campanha ao lado de Evandro Leitão (PT), que disputa a prefeitura contra André Fernandes (PL).

Este encontro destaca uma das competições diretas entre os partidos do atual e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No sábado, o presidente segue para Belém, onde tem compromissos oficiais relacionados às preparações para a cúpula do clima COP30.

Posteriormente, Lula participará do Círio de Nazaré e apoiará o candidato do MDB ao segundo turno, Igor Normando, reforçando a aliança com o governador Helder Barbalho (MDB), que é um aliado próximo do presidente.

Além disso, Lula confirmou sua presença em eventos eleitorais em Porto Alegre e São Paulo na próxima semana.

Em Porto Alegre, ele participará da cerimônia de reabertura do aeroporto Salgado Filho e apoiará Maria do Rosário (PT) em sua candidatura à prefeitura contra Sebastião Mello (MDB).

Em São Paulo, Lula se comprometeu a estar com Guilherme Boulos (PSOL) em um ato de campanha no dia 19, após uma gravação em Brasília para programas de televisão.

Ainda estão em planejamento viagens para Cuiabá e Belo Horizonte, onde o PT também enfrenta disputas diretamente com o PL.

No entanto, essas agendas permanecem não confirmadas devido à viagem de Lula para a Rússia no dia 20, para participar da cúpula dos Brics.

Na capital mineira, o PT lançou Rogério Correia ao invés de apoiar o atual prefeito Fuad Norman (PSD), seguindo uma estratégia que diverge das preferências iniciais de Lula.

Correia, que terminou em sexto lugar no primeiro turno, irá se encontrar com Lula em Brasília para gravar mensagens para a propaganda eleitoral do segundo turno.

Essas movimentações de Lula no segundo turno refletem uma estratégia para consolidar o apoio aos candidatos aliados e recuperar terreno após os resultados moderados do PT e de seus aliados no primeiro turno, onde o centrão emergiu como o grande vitorioso.