Lula expressa confiança na vitória de Evandro Leitão no segundo turno em Fortaleza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira (11) estar “confiante” na vitória de Evandro Leitão (PT) nas eleições para a Prefeitura de Fortaleza, que disputará o segundo turno contra André Fernandes (PL).

No primeiro turno, Leitão obteve 34,33% dos votos, enquanto Fernandes, alinhado ao bolsonarismo, alcançou 40,20%.

Lula destacou que o apoio de Camilo Santana, ministro da Educação e uma das principais lideranças políticas do Ceará, além do governador Elmano de Freitas (PT), será essencial para fortalecer a campanha de Evandro Leitão no segundo turno.

“Ele tem o apoio da maior liderança política do Ceará, que é o Camilo (Santana). E tem o governador Elmano, uma novidade extraordinária pra nós do PT”, afirmou o presidente em entrevista à rádio O Povo.

Lula também mencionou que Evandro Leitão irá “dar continuidade ao governo exitoso” da atual gestão estadual.

Na eleição estadual de 2022, Elmano de Freitas foi eleito governador com 53,69% dos votos, somando 2.647.160 votos.

Seu principal adversário, Capitão Wagner (União Brasil), obteve 32,16% dos votos, equivalente a 1.585.646. Na ocasião, 5.342.240 votos foram considerados válidos, com 1,28% de votos em branco e 2,27% de votos nulos.

No primeiro turno das eleições municipais de Fortaleza em 2024, o atual prefeito José Sarto (PDT) ficou em terceiro lugar, com 11,75% dos votos, atrás de Evandro Leitão e André Fernandes.

Capitão Wagner apareceu em quarto lugar com 11,40%, seguido por Eduardo Girão (Novo), com 1,06%. As demais candidaturas somaram 1,26% dos votos.

Evandro Leitão, natural de Baturité (CE), tem 52 anos e é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ele exerce seu segundo mandato como deputado estadual e já atuou como secretário de Educação de Fortaleza e presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

Leitão concorre pela coligação “Ceará Cada Vez Mais Forte”, formada pela Federação Brasil da Esperança, PP, MDB, PRTB e Federação PSOL-Solidariedade. Sua candidata a vice-prefeita é Jade Romero.