Lula busca aliança com Pacheco para fortalecer candidatura do PT em BH
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em negociação com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para assegurar apoio ao pré-candidato petista Rogério Correia na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte.
Em troca, Lula sugere que o PT apoiará uma eventual candidatura de Pacheco ao governo de Minas Gerais em 2026, conforme informações de Ricardo Noblat, do Metrópoles.
Rogério Correia enfrenta um cenário competitivo nas eleições municipais de Belo Horizonte. Segundo pesquisa RealTime Big Data, divulgada em 17 de junho, o petista tem 9% das intenções de voto.
Mauro Tramonte (Republicanos) lidera com 23%, seguido por Bruno Engler (PL) com 14% e Duda Salabert (PDT) com 10%.
A pesquisa foi realizada entre 14 e 16 de junho com 1 mil eleitores e apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais, estando registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-00754/2024.
A proposta de Lula enfrenta resistência devido ao desejo de Rodrigo Pacheco de deixar a política ao término de seu mandato no Senado para retornar à advocacia. Esta intenção coloca em dúvida a viabilidade da estratégia do PT. A tarefa de convencer Pacheco a continuar na política recai sobre Lula e um núcleo estratégico do partido.
Na quinta-feira, 27, Lula declarou que Pacheco é um “grande nome” para liderar o governo mineiro: “nem o cenário de candidato a prefeito em 2024 está consolidado, imagina o de governadores daqui a dois anos. Mas claro que o presidente do Senado é um grande nome, teve uma atuação importante na defesa da democracia”.
A estratégia de Lula visa fortalecer a candidatura de Correia em um contexto de desafios significativos. A pesquisa recente indica que Correia precisará superar a popularidade de outros candidatos para ter uma chance viável na eleição.
A aliança com Pacheco poderia proporcionar um impulso significativo, porém, a intenção declarada de Pacheco de deixar a política após seu mandato complica os planos do PT.
Lula e seu núcleo estratégico continuarão os esforços para assegurar apoio político e construir uma base sólida para as próximas eleições municipais e estaduais, com foco em consolidar alianças e fortalecer a posição do PT em Minas Gerais.