Leite anuncia que doações via Pix serão administradas por entidade ligada aos bancos

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), informou que doações realizadas via Pix para as vítimas das enchentes no estado serão gerenciadas por uma entidade privada, a Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul.

Segundo Leite, o valor não será direcionado ao governo e será administrado por um comitê gestor composto por associações de municípios e entidades privadas, empresariais, sociais e assistenciais.

“O Pix não é para o governo. O Pix é para uma conta de uma entidade privada que é da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul. Não é dinheiro para o governo”, declarou o governador, de acordo com o g1.

Ele ressaltou que os recursos serão utilizados na reconstrução de residências e recuperação de bens perdidos pelas vítimas. Entidades sociais serão acionadas para distribuir os recursos, priorizando a assistência às famílias afetadas.

Leite garantiu a transparência no uso dos fundos e assegurou que a gestão será auditada.

“Tem transparência, tem cuidado, tem gestão compartilhada com a sociedade e tem, sobretudo, o foco de chegar nas pessoas. Não é dinheiro para o governo.”

A Defesa Civil do estado atualizou o número de mortos para 95, com 4 óbitos sob investigação. Há 131 desaparecidos e 372 feridos, enquanto mais de 200 mil pessoas foram deslocadas, das quais 48,8 mil estão em abrigos e 159 mil hospedadas temporariamente com parentes ou amigos.

Confira!