José da Costa Filho toma posse como reitor da UNIRIO
Cerimônia aconteceu na tarde da última sexta-feira, 7 de julho, no Ministério da Educação, em Brasília
“A perspectiva com a qual estamos comprometidos é, decisivamente, a de aprofundamento da democracia, do diálogo, do acolhimento a todas e todos, e, em especial, àqueles e àquelas que mais precisam”. Assim o reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, resumiu qual será a tônica de sua gestão no discurso da cerimônia de posse ocorrida nesta sexta-feira, 7 de julho, em Brasília.
Em sua fala, o reitor agradeceu especialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Educação, Camilo Santana, e à secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho, a firme defesa da democracia nas universidades e a postura de respeito às eleições e à vontade da comunidade universitária.
Agradeceu também o processo de retomada da democracia num sentido amplo, com justiça social, respeito pelos direitos humanos e valorização da diversidade. “Esse é o horizonte que deverá guiar nossas universidades e, dentre elas, a UNIRIO nos próximos quatros anos”, disse Da Costa.
Ele destacou o sentimento de responsabilidade ao assumir o cargo de reitor e reiterou seu compromisso em ser “um entusiasta articulador dos esforços coletivos de nossa Instituição, para realização efetiva e material da missão que nos é dada, e que nós construímos, como universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”.
O ministro Camilo Santana transmitiu o abraço do presidente Lula aos dirigentes empossados nesta sexta-feira – além do reitor da UNIRIO, também tomaram posse o professor Silvério de Paiva Freitas Júnior, no cargo de reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA); a professora Marinalva Vieira Barbosa, no cargo de reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); e o professor Roberto de Andrade Medronho, no cargo de reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Camilo destacou as recentes ações que demonstram o compromisso do Governo Federal com a reconstrução do ensino superior, como a recomposição orçamentária das universidades e o reajuste e a ampliação de bolsas da Capes e do CNPq, além de mencionar um programa de investimento, a ser anunciado, voltado à conclusão de obras nas instituições.
O ministro ressaltou o papel das universidades no fortalecimento da Educação Básica, com a melhoria da formação dos professores, e a importância da uma aproximação da gestão pública com a academia, com vistas à solução de problemas reais da população. Por fim, reforçou o compromisso do governo em garantir não só a autonomia das universidades e o investimento necessário para seu funcionamento, mas também a inclusão de todos e todas nessas instituições.
Participaram também da cerimônia a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho; e os deputados federais Eunício Oliveira (MDB-CE), Dandara Tonantzin (PT-MG), Reimont (PT-RJ) e Eduardo Bismarck (PDT-CE).