Jornalista diz que governo Lula vai reagir contra a eleição de Nikolas Ferreira a Comissão de Educação
Em uma reportagem veiculada pelo Metrópoles nesta sexta-feira, o jornalista Ricardo Noblat destacou que o Palácio do Planalto estaria considerando medidas em resposta à eleição do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), aliado do bolsonarismo, como presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Conforme a matéria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria insatisfeito com o resultado da eleição e pondera sobre restringir a distribuição de emendas parlamentares do Ministério da Educação para deputados que apoiaram Ferreira.
“Contrariado, o presidente Lula (PT) ensaia dificultar a liberação de emendas parlamentares vindas do Ministério da Educação a deputados que apoiaram a presidência de Nikolas”, relatou o texto.
A publicação também informou que Lula deseja uma postura mais assertiva do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), em relação ao Congresso Nacional, sugerindo um endurecimento nas negociações e possível travamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Camilo Santana, por sua vez, expressou na quinta-feira (7) a expectativa de que Ferreira possa colaborar com a agenda educacional. “A Câmara tem autonomia para escolher quem quiser. O trabalho [do MEC] não é do governo, é do Brasil, é da educação brasileira, espero que possam colaborar”.
A eleição de Nikolas Ferreira é vista como uma provocação ao governo federal, especialmente considerando a aparente relutância do parlamentar em assumir o cargo.