Grupo do PT, DS apoia as pré-candidaturas de Dani Balbi (PCdoB) e Tarcísio (PSOL) para prefeitura do Rio
Cresce no PT o movimento para que o partido não apoie Eduardo Paes (PSD) para a prefeitura do Rio.
Em nota pública divulgada nesta quinta-feira (02/11), a Coordenação Estadual da Democracia Socialista, uma das principais correntes do PT, anunciou a sua posição na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2024.
O grupo de petistas não pretende apoiar Eduardo Paes (PSD). “Rejeitamos de antemão a ideia de que […] o PT deve subordinar-se já no primeiro turno à centro-direita”, diz a nota.
A nota diz ainda que a DS dialoga “positivamente com a iniciativa do PCdoB de disponibilizar o nome da deputada estadual Dani Balbi para o debate, assim como a iniciativa do PSOL de disponibilizar o nome do deputado federal Professor Tarcísio”.
Algumas semanas atrás, o grupo do deputado federal Lindbergh Farias já havia lançado um “Manifesto por uma Frente Democrática para o Rio” defendendo que o PT não apoie Eduardo Paes.
Confira abaixo a íntegra da nota:
Nota da Coordenação Estadual da Democracia Socialista
A coordenação estadual da DS entende que o papel da esquerda na disputa da prefeitura do Rio de Janeiro não pode limitar-se a uma função auxiliar na disputa entre a extrema direita e a centro-direita. É papel do PT, como principal partido da esquerda brasileira e força estruturante da coalizão que derrotou Bolsonaro e elegeu Lula presidente, promover o debate no interior da federação e buscar pontes com outras expressões da esquerda carioca para discutir alternativas na cidade.
Consideramos fundamental a construção da unidade entre as duas principais federações partidárias impulsionadas pela esquerda, acumulando força social para buscar atrair outras forças democráticas. Rejeitamos de antemão a ideia de que só a candidatura de Eduardo Paes à reeleição poderá fazer frente ao bolsonarismo e que, por isso, o PT deve subordinar-se já no primeiro turno à centro-direita, desacumulando em relação aos dois últimos pleitos (2020 e 2022) e arriscando um retrocesso inclusive na expressão parlamentar do PT.
Neste sentido, saudamos e nos somamos à iniciativa do “Manifesto por uma Frente Democrática para o Rio”. Consideramos acertada a disposição de apresentar nomes para debater amplamente o tema com toda a esquerda, dialogando positivamente com a iniciativa do PCdoB de disponibilizar o nome da deputada estadual Dani Balbi para o debate, assim como a iniciativa do PSOL de disponibilizar o nome do deputado federal Professor Tarcísio.
Por fim, a DS-RJ acredita que este debate deve ser feito com generosidade e buscando construir um amplo movimento democrático capaz de ganhar as ruas e apresentar uma alternativa concreta ao povo.
Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2023