Governo Lula planeja redução brusca na conta de luz a partir de 2025

O governo do presidente Lula está desenvolvendo estratégias para diminuir as tarifas de energia elétrica a partir de 2025, conforme reportado pela Folha de S. Paulo.

Uma medida provisória foi assinada com o objetivo de reduzir as tarifas em até 5% ainda este ano, embora membros do governo estimem que serão necessários até R$ 35 bilhões anuais para manter a redução tarifária nos próximos anos.

As opções consideradas incluem a utilização de recursos do Orçamento da União, uma proposta que enfrenta resistência do Ministério da Fazenda, preocupado com o impacto nas contas públicas.

A recente medida provisória, que já proporciona uma redução imediata, pode levar a um aumento de tarifas no futuro devido ao uso antecipado de recursos da Eletrobras.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a complexidade dos desafios para manter as tarifas reduzidas e a necessidade de estratégias consistentes.

A revisão dos subsídios na conta de luz também está em discussão entre os ministros, incluindo Fernando Haddad da Fazenda e Rui Costa da Casa Civil, embora ainda não haja decisões sobre os ajustes específicos.

Além disso, o governo explora maneiras de financiar as reduções tarifárias, incluindo a possibilidade de ampliar as exceções ao teto de gastos e a utilização de recursos do setor petrolífero.

Um grupo de trabalho foi criado por Lula para desenvolver um novo programa energético que promova a redução sustentável das tarifas de energia.