Governo federal reserva R$2 bilhões para novos concursos públicos em 2025

O governo federal alocou R$2 bilhões no Orçamento de 2025 para a realização de novos concursos públicos, conforme divulgado pelo Globo.

A informação foi apresentada durante a coletiva de lançamento do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano.

Clayton Luiz Montes, secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, confirmou que o montante já está reservado, porém, os detalhes sobre quais concursos serão realizados ainda não foram definidos. “Assim como a ministra Esther (Dweck) adiantou, existe sim a previsão de novos concursos para 2025, tem previsão para isso no Orçamento.

Não temos agora a abertura de quais concursos, para quem, mas existe a dotação orçamentária reservada para tais concursos,” explicou Montes.

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, indicou a intenção de realizar uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2025.

A edição deste ano contou com 970 mil candidatos disputando mais de 6 mil vagas em 21 ministérios, agências e autarquias. “A gente tem muita vontade de realizar um novo […] a nossa ideia seria no ano que vem, mas a gente ainda não tem essa decisão.

Vamos fazer o balanço e no segundo semestre tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo, a gente anunciar e publicar o edital,” disse Dweck antes da prova realizada em 18 de agosto.