Freixo anuncia apoio a reeleição de Paes no Rio
Marcelo Freixo, figura central da esquerda no Rio de Janeiro nas últimas duas décadas e anteriormente adversário de Eduardo Paes, declarou seu apoio à campanha de reeleição do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
Freixo, que já foi membro do PSOL e PSB e agora preside a Embratur, destacou a importância de uma vitória de Paes já no primeiro turno para consolidar o que descreve como um “campo democrático” contra o bolsonarismo.
Segundo Freixo, a candidatura de Paes representa uma mudança significativa na política do Rio, afastando-se das diretrizes da direita e da extrema-direita, cenário político que dominou sua disputa contra Paes em 2012.
Ele vê no prefeito a figura capaz de impulsionar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 e de combater o bolsonarismo, considerado por ele um desafio maior do que as disputas internas da esquerda.
“Em 2012, quando concorri contra ele, o Eduardo representava a direita. Hoje há outra configuração política no país e no Rio. A extrema direita e a direita estão fora do projeto do Eduardo. A candidatura dele, hoje, configura o campo democrático. O que vai derrotar a extrema direita no Brasil não é a esquerda, é essa aliança do campo democrático”, explicou ao O Globo.
Freixo também expressou respeito e carinho por Tarcísio Motta, candidato do PSOL, mas reiterou que sua prioridade atual é fortalecer a candidatura de Paes, refletindo seu distanciamento do PSOL. Ele enfatizou que a aliança com Paes não visa derrotar a esquerda, mas sim fortalecer uma frente ampla contra a extrema-direita.
“Tarcísio é uma figura pela qual tenho muito carinho e admiração, é meu amigo. Sou muito grato a tudo o que vivi no PSOL. (Mas) Hoje temos um olhar que é diferente. Acho que é muito importante fazer o Eduardo vencer no primeiro turno, porque ele não está derrotando a esquerda, e sim a extrema direita”, diz.
Além do apoio imediato nas eleições municipais, Freixo já articula uma possível candidatura de Paes ao governo estadual em 2026, visando consolidar ainda mais o projeto político que defende no cenário nacional e estadual.
Com informações do Globo