Filme Honestino é lançado no Festival do Rio e estreia na competição de documentários
Dani Balbi, Jandira Feghali e Lindbergh Farias prestigiaram o lançamento da obra dirigida por Aurélio Michiles
O filme Honestino, dirigido por Aurélio Michiles, foi lançado na noite desta quinta-feira (9) na Competição de Longas-Metragens Documentários da 27ª edição do Festival do Rio. A obra, que mistura documentário e ficção, retrata a trajetória de Honestino Guimarães, histórico líder estudantil, presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) e aluno da Universidade de Brasília (UnB), desaparecido durante a ditadura militar (1964–1985).
A sessão contou com a presença da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB), da deputada federal Jandira Feghali (´PCdoB) e do deputado Lindbergh Farias (PT), que destacaram a importância da memória e da verdade sobre o período da ditadura militar. Para Dani Balbi, “relembrar a história de Honestino é reafirmar o compromisso das novas gerações com a democracia e com aqueles que lutaram e deram a vida por um país livre e justo.”
Interpretado pelo ator Bruno Gagliasso, o personagem ganha vida em uma narrativa que combina arquivos e escritos inéditos com depoimentos de pessoas que conviveram com o estudante. Entre os entrevistados estão os ex-ministros Almino Afonso e Franklin Martins, o cineasta Jorge Bodansky e a biógrafa Betty Almeida.
A trilha sonora original é assinada por Flavia Tygel e conta com uma canção interpretada pela cantora Fafá de Belém.
