Ex-reitora da UFRJ vai assumir a presidência da Capes
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a nomeação de Denise Pires de Carvalho como nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Ela sucederá Mercedes Maria da Cunha Bustamante, cuja gestão de 12 meses à frente da fundação foi reconhecida pelo Ministério com agradecimentos por suas contribuições.
Denise Pires, que anteriormente ocupou o cargo de secretária de Educação Superior do MEC, também foi reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 2019 a 2023. Com uma carreira distinta, é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ.
Denise possui uma formação acadêmica robusta, incluindo ser livre docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sua trajetória acadêmica inclui a formação em Medicina pela UFRJ em 1987, com diploma cum laude, mestre em Ciências Biológicas – Biofísica (1989) e doutora em Ciências (1994) pelo mesmo instituto. Denise também realizou pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, em Paris, e na Universitá Degli Studi di Napoli, em Nápoles.
A nova presidente da Capes é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ), além de representar a América Latina no Steering Committee da Talloires Network of Engaged Universities.
Entre suas posições anteriores, destacam-se a vice-presidência regional da Inter-American Organization for Higher Education (2021-2023), a vice-presidência da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (2021-2023) e a presidência do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (2020-2022), além de ter sido diretora e vice-diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2007-2013).