Erika Hilton convoca população a pressionar Lira contra PL que torna aborto crime de homicídio
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) convocou a população para manifestações contra a decisão da Câmara dos Deputados que aprovou o Projeto de Lei 1904/24, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e outros 32 parlamentares. O projeto equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio, podendo ser votado diretamente no Plenário sem passar pelas comissões da Casa.
“O que está em jogo é o direito de mulheres, meninas e pessoas que gestam ao próprio corpo, e é urgente e necessário que em algum momento o movimento contra esse PL saia das redes”, afirmou a parlamentar em publicação nas redes sociais.
A deputada federal Fernando Melchionna (PSOL-RS) também se pronunciou sobre a proposta, destacando suas preocupações: “Se aprovado, uma menina estuprada pode enfrentar até 20 anos de prisão, enquanto a pena máxima para seu agressor é de 12 anos.”
No Twitter, Erika Hilton divulgou detalhes sobre os parlamentares proponentes do projeto e destacou suas críticas ao que chamou de “PL da Gravidez Infantil e do Incentivo ao Estupro”.