Em evento no México, parlamentares lançam Bancada LGBTI+ Brasileira
Deputadas do Rio Dani Balbi (PCdoB) e Dani Monteiro (PSOL) participaram do lançamento da bancada e de uma carta com as diretrizes do movimento
Durante o 6º Encontro de Lideranças LGBTI+ das Américas e do Caribe, realizado na Cidade do México, um grupo de 20 parlamentares oficializou o lançamento da Bancada LGBTI+ Brasileira, que incluiu representantes da pauta nas esferas municipal, estadual e federal.
O grupo terá o objetivo de articular políticas públicas que caminhem em sintonia no combate a violência, a fome, a ausência de moradia e direitos negados a população LGBTI+. Entre os integrantes da bancada estão as deputadas do Rio de Janeiro Dani Balbi (PCdoB) e Dani Monteiro (PSOL).
O evento também foi marcado pelo lançamento da Carta da Delegação Brasileira, que destaca que a extrema-direita avançou no Brasil e no mundo, se utilizando “do ataque à pauta LGBT+ e à presença de pessoas LGBT+ na política como um projeto político de poder”.
“Ao mesmo tempo, identificamos o Brasil como o País que mais avança na representação de pessoas LGBT+ nos espaços de poder, com representatividade das pautas LGBT+.As conquistas políticas progressistas do movimento LGBT+ no Brasil podem servir de inspiração para a luta por reconhecimento de direitos e enfrentamento ao fascismo no mundo”, diz a carta.
O documento ainda apresenta os objetivos da bancada, como a inclusão de uma agenda nas discussões daa reforma política para incluir medidas de ação afirmativa. A bancada lembra que pessoas LGBTI+ ocupam apenas 0,16% de todos os cargos eletivos do país.
“A sub-representação deste grupo em relação à estimativa da população LGBT+ brasileira é da ordem de 55 vezes”, diz a carta. “A sub-representação é decorrente do sub-financiamento das campanhas de candidaturas LGBT+. Em 2020, os partidos investiram, em média, apenas 6% do teto dos gastos nas candidaturas LGBTI+ e, em 2022, apenas 10%”.
O 7º Encontro de Lideranças LGBTI+ das Américas e do Caribe será realizado no Brasil, com previsão de ocorrer em 2025, em São Paulo.
São signatários da carta e da bancada:
Beatriz Caminha – Vereadora de Belém (PT-PA)
Bella Gonçalves – Deputada Estadual (PSOL-MG)
Benny Briolly – Vereadora de Niterói (PSOL-RJ)
Carla Ayres – Vereadora de Florianópolis (PT-SC)
Daiana Santos – Deputada Federal (PCdoB-RS)
Dani Balbi – Deputada Estadual (PCdoB-RJ)
Dani Monteiro – Deputada Estadual (PSOL-RJ)
Daniel Cabral – Vereador de Viçosa (PCdoB-MG)
Duda Salabert – Deputada Federal (PDT-MG)
Erika Hilton – Deputada Federal (PSOL-SP)
Fábio Felix – Deputado Distrital (PSOL-DF)
Filipa Brunelli – Vereadora de Araraquara (PT-SP)
Guilherme Cortez – Deputado Estadual (PSOL-SP)
Iza Lourença – Vereadora de Belo Horizonte (PSOL-MG)
Letícia Chagas – Co-Deputada Estadual (PSOL-SP)
Linda Brasil – Deputada Estadual (PSOL-SE)
Moara Saboia – Vereadora de Contagem (PT-MG)
Robeyoncé Lima – Deputada Federal Suplente (PSOL-PE)
Rosa Amorim – Deputada Estadual (PT-PE)
Thabatta Pimenta – Vereadora de Carnaúba dos Dantas (PSOL-RN)
Vivi Reis – Ex-Deputada Federal (PSOL-PA)