Eleição para prefeitura do Rio em 2024 já tem 9 pretendentes
Os preparativos para a eleição municipal do Rio de Janeiro começaram. Ao menos oito nomes já apareceram na imprensa como pré-candidatos para disputar a vaga de Eduardo Paes (PSD).
Eduardo Paes tentará a reeleição
O prefeito Eduardo Paes (PSD) tentará a reeleição, mas ainda não definiu quem assumirá a vice.
O PT tem interesse em compor a chapa de Paes e nomes como Marcelo Freixo, André Ceciliano e Diego Zeidan aparecem na imprensa como possíveis indicados pelo partido.
Paes, no entanto, prefere ter como vice alguém de sua confiança, mais próximo do campo ideológico da direita. O vereador Carlo Caiado e o deputado federal Pedro Paulo são alguns dos cotados.
Os candidatos da direita
Pela direita do espectro político, a divisão é nítida.
Em março, o MDB lançou a pré-candidatura do deputado federal Otoni de Paula. O Republicanos, do ex-prefeito Marcelo Crivella, pode embarcar nessa candidatura.
O União Brasil do presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar, tende a ter como candidato o deputado estadual Rodrigo Amorim, que atualmente está no PTB.
O PL do governador Cláudio Castro está na dúvida entre o deputado federal Eduardo Pazuello, o ex-ministro chefe da Casa Civil e da Defesa Braga Netto e o senador Carlos Portinho.
Já o PP avalia lançar o titular da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Luizinho.
O que fará a esquerda?
A esquerda carioca também está dividida. PDT e PSB já ocupam secretarias na prefeitura e devem apoiar a reeleição de Paes.
A federação composta por PT, PCdoB e PV ainda não se reuniu para definir a ação conjunta. Sabe-se apenas que o PT tende a apoiar Paes, enquanto o PCdoB prefere outro rumo mais à esquerda.
Já o PSOL decidiu que terá candidato, mas ainda não está resolvido se o nome será o da deputada estadual Renata Souza ou o do deputado federal Tarcísio Motta.