Eduardo Paes decide assumir a Supervia e expandir metrô para o Recreio

Prefeitura propõe metrô para Jacarepaguá, Recreio e Zona Norte, além de bilhete único e controle municipal da SuperVia para mudar a mobilidade no Rio
Em reunião realizada nesta sexta-feira (11), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), apresentou ao secretário estadual de Transportes, Washington Reis, um plano para expandir a malha do metrô para a Zona Norte, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. A proposta inclui ainda a unificação dos sistemas de bilhetagem e a municipalização da gestão da SuperVia.
Paes destacou que a Prefeitura está aberta a liberar potencial construtivo para viabilizar os investimentos necessários nas novas linhas. “Conversei agora pela manhã com o secretário de Transportes do estado, Washington Reis, e encaminhei com ele a nossa posição favorável à expansão do metrô do Rio. Importante fazermos a linha 6 [atendendo Jacarepaguá e a Zona Norte] e a ligação em direção ao Recreio dos Bandeirantes”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.
Conversei agora pela manhã com o secretário de transportes do estado Washington Reis e encaminhei com ele a nossa posição favorável à expansão do metrô do Rio. Importante fazermos a linha seis(atendendo Jacarepaguá e a Zona Norte) e a ligação em direção ao Recreio dos…
— Eduardo Paes (@eduardopaes) April 11, 2025
Integração de bilhetes e municipalização da SuperVia
Como contrapartida, o município pede que o Estado promova a integração entre o Riocard (sistema estadual) e o Jaé (cartão municipal), usado atualmente nos ônibus, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”. “Solicitei ao secretário, como contrapartida, que o Estado faça imediatamente a integração do Riocard com o Jaé [o que acaba com a caixa-preta dos empresários de ônibus]”, explicou Paes.
Outro ponto defendido pelo prefeito é a transferência da administração da SuperVia para a gestão municipal, seguindo o modelo adotado com o BRT. “Queremos fazer com a SuperVia a mesma recuperação que fizemos com o BRT. São muitos anos de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens que temos por aqui. Tenho certeza de que essa parceria dará muitos frutos”, completou.
A proposta busca melhorar a mobilidade urbana em regiões com grande demanda por transporte público, além de unificar os sistemas de pagamento para facilitar o deslocamento dos passageiros. Agora, o governo estadual deve analisar a viabilidade das sugestões apresentadas pela Prefeitura.