Eduardo Leite diz que RS é vítima do ‘maior desastre da história’

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quarta-feira que os recentes temporais que assolam o estado configuram o maior desastre histórico em termos de prejuízos materiais. “Este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou”, afirmou Leite em coletiva de imprensa.

A Defesa Civil do estado registrou dez mortes e onze feridos em consequência dos temporais, além de 21 desaparecidos. Cerca de 19,1 mil pessoas foram afetadas, com 3.416 deslocadas e 1.072 abrigadas em locais públicos.

Leite descreveu a situação como crítica, citando deslizamentos e o monitoramento de barragens. Apelou para que a população evite áreas de risco, onde o transbordamento de rios e deslizamentos são possíveis.

O Governador também mencionou uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitará o estado. Pediu liderança e coordenação federal efetivas na resposta ao desastre.

Segundo o Ministério da Defesa, 335 militares estão mobilizados na região, com suporte de embarcações e helicópteros, embora condições meteorológicas limitem algumas operações.

A preocupação se estende ao Concurso Público Nacional Unificado, previsto para domingo. Leite solicitou ao governo federal que encontre soluções para evitar prejuízos aos candidatos afetados pela situação emergencial.

O ministério responsável pelo concurso comunicou que monitora a situação e anunciará qualquer mudança logística necessária.