Deputada Dani Balbi oficia MP e Polícia Civil por agressão de mulheres trans na Lapa
A violência ocorreu no Casarão do Firmino
A deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) oficiou o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública sobre o caso das três mulheres (sendo duas trans) agredidas na Lapa, região central do Rio, na última semana. Uma equipe do mandato da parlamentar acompanha o caso desde o início. Também assina o ofício a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).
Conforme o relato de uma das vítimas, compartilhado em suas redes sociais, as duas mulheres transexuais foram agredidas por mais de 15 homens após serem retiradas de forma truculenta do Casarão do Firmino, na Lapa, pelos agentes de segurança da casa. Entre os agressores, os próprios seguranças, além de ambulantes e de um motorista de aplicativo da empresa Uber. Em nota, o Casarão do Firmino afirmou que a história é mentirosa e que foi criada para ocultar os culpados pela “confusão”.
O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia (Mem de Sá). Também por meio de nota, a delegacia informou que “os envolvidos foram ouvidos e os agentes buscam testemunhas e imagens de câmeras de segurança da região. Diligências estão em andamento para esclarecer todos os fatos.”
As três mulheres foram atingidas por chutes no corpo, na cabeça e no rosto. Segundo o relato das vítimas, durante as agressões, era possível ouvir frases como “pode bater que é tudo homem” e “eu pensava que era mulher, senão já tinha batido antes”.
“Os ofícios têm como objetivo informar e solicitar providências a respeito de um episódio de transfobia ocorrido no último fim de semana após evento ocorrido no estabelecimento Casarão do Firmino, na Lapa, em que duas irmãs, mulheres transexuais, foram agredidas por seguranças do estabelecimento”, diz um trecho do documento.
Em seu pedido, a parlamentar cobra a punição exemplar dos agressores. “Estamos acompanhando o caso desde o início e seguiremos nele até que os agressores sejam devidamente punidos. Transfobia é crime e não pode mais passar impune”, afirmou Dani Balbi.