Cristo Redentor é a atração mais procurada por gringos

O Rio segue como o destino mais reservado por estrangeiros e domina as buscas turísticas com o Cristo Redentor no topo. Campanha reforça seu apelo global
Em 2025, o Rio continua sendo o principal destino reservado por turistas estrangeiros. A cidade também continua liderando o ranking das dez atrações mais pesquisadas do Brasil online, com o Cristo Redentor no topo da lista, com mais de 175.000 buscas em um ano. Os dados são da edição de 2025 do Tourism Trends , publicado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pelo Ministério do Turismo.
O Cristo Redentor ganhou ainda mais destaque com o lançamento da campanha Rio, Cidade Abençoada, da Embratur , na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na semana passada. A iniciativa tem como objetivo promover a cidade no mercado europeu, mostrando seu apelo para o turismo religioso e esportivo.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Cristo Redentor é um dos símbolos mais reconhecidos do Brasil no mundo. “O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal e a principal porta de entrada do país. Mas o maior tesouro da nossa cidade não são apenas suas imagens icônicas, é a nossa capacidade de receber pessoas do mundo inteiro com alegria, independentemente de sua fé, cor da pele ou origem. Esse é o Rio que queremos mostrar ao mundo”, disse ele.

Cristo Redentor
A estátua tem 30 metros (98 pés) de altura e pesa 635 toneladas. Foi construída entre 1922 e 1931. Equipada com para-raios nos braços, cabeça e mãos, ela é atingida por raios em média 12 vezes a cada verão.
Um ranking baseado em dados da plataforma Similarweb, que mede o tráfego da internet, destaca o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, e os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, como atrações de destaque.
Em janeiro, o Rio de Janeiro e outros destinos do estado receberam 502.259 turistas estrangeiros, um aumento de 50,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando o número de visitantes internacionais chegou a 333.903.
Dados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal revelam ainda que a maioria dos turistas veio da Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França.
Segundo a revista, a chave para continuar atraindo tantos visitantes, principalmente para o Rio, está na combinação de paisagens de tirar o fôlego, praias icônicas, vida noturna vibrante e experiências culturais únicas, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as animadas rodas de samba do bairro da Lapa, na área central da cidade.
“Estamos investindo na promoção do turismo internacional, melhorando a infraestrutura e a acessibilidade, tornando outros destinos incríveis do estado ainda mais atrativos para estrangeiros, além da capital”, afirmou Marcelo Freixo.