‘Criminosos não terão espaço’, diz Quaquá sobre Guarda armada

Com crescimento urbano acelerado, cidade aposta na modernização da segurança, incluindo armamento da Guarda, câmeras corporais e treinamentos rigorosos


O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, confirmou a decisão de armar a Guarda Municipal, medida que visa aumentar a proteção dos moradores diante do crescimento acelerado da cidade. “O desenvolvimento de Maricá nos últimos anos trouxe muitos avanços para nossos cidadãos, mas também exigências maiores em segurança pública, que devemos enfrentar com seriedade e planejamento”, declarou Quaquá. “Armar nossos guardas faz parte de uma estratégia mais ampla para manter nossa cidade como um local seguro”, completou.

Outra novidade é a mudança do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para um espaço maior e mais moderno, capaz de processar imagens de até 7 mil câmeras em toda a cidade. Atualmente, o sistema opera com pouco mais de 700 dispositivos nos quatro distritos.

Com a integração do Centro de Operações de Maricá (Comar) à Secretaria de Segurança Cidadã, o Ciosp passará a acessar cerca de 2.400 câmeras patrimoniais, um aumento de mais de 330% na capacidade de vigilância.

Treinamento rigoroso e projeto de lei

Antes de serem armados, os aproximadamente 420 guardas municipais passarão por capacitação intensiva, conduzida em parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O plano também prevê o uso obrigatório de câmeras corporais pelos agentes, garantindo transparência nas ações. A proposta será enviada à Câmara de Vereadores de Maricá para análise e votação.

Modelo seguido por outras cidades

A medida acompanha experiências bem-sucedidas em municípios como São Paulo e Curitiba, onde o armamento das guardas resultou em melhoria nos índices de segurança. No Rio, Volta Redonda já adota o modelo, enquanto São Gonçalo prepara seus agentes.

Além disso, será criado o Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), focado em combater a dominação de áreas por grupos criminosos.

“Em Maricá, criminosos não vão submeter a população nem controlar territórios. Quem comanda é o Estado. Aqui, bandido não terá espaço. Investiremos sem limites para termos a melhor segurança municipal do país”, afirmou Quaquá.

Tagged: , , , , , , , ,

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.