China intensifica esforços para expandir indústria aeroespacial
O governo municipal de Beijing está planejando o estabelecimento de uma “Rocket Street” (rua de foguete) dedicada como um centro de pesquisa e produção para o avanço da indústria aeroespacial comercial.
Faz parte dos atuais esforços da capital para fomentar a inovação no setor.
Jiang Guangzhi, diretor do Departamento Municipal de Economia e Informatização, disse que a cidade estabeleceu medidas para o desenvolvimento de uma indústria de internet via satélite e forneceu apoio para 41 projetos de lançamento de comercialização, com financiamento superior a 100 milhões de yuans (US$ 14,08 milhões).
Ele fez as declarações em uma conferência no sábado, explicando que Beijing abriga um cluster de 157 empresas especializadas em espaço comercial, incluindo várias startups líderes de lançamento comercial. As empresas de foguetes estão concentradas no sul da cidade, e as relacionadas a satélites no norte.
Em 2023, um total de 13 lançamentos espaciais foi realizado pelas empresas privadas de foguetes comerciais da China, todas com sede em Beijing.
Os fabricantes de foguetes da cidade estão agora envolvidos no desenvolvimento de foguetes reutilizáveis, com um avanço projetado entre 2024 e 2025, acrescentou Jiang.
Para acelerar o avanço da indústria espacial comercial, Beijing persistirá em sua dedicação para fortalecer o setor espacial comercial. De acordo com Jiang, serão feitos esforços para melhorar a utilização da infraestrutura terrestre, facilitar a construção de constelações, promover a aplicação generalizada de informações espaciais e explorar o comércio de dados de satélite.
Fonte: Xinhua