Bolsonaro organiza evento extremista no Rio em meio a investigações do STF
Ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), está convocando seus apoiadores para um novo evento público.
O ato está programado para ocorrer na Avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, conforme informações da coluna Radar, da revista Veja.
O evento, marcado para o dia 21 de abril, uma domingo, é organizado em colaboração com o pastor e empresário Silas Malafaia. “Será uma grande manifestação em defesa do Estado Democrático de Direito”, afirmou Malafaia.
Esse movimento surge em um contexto em que Bolsonaro enfrenta várias investigações no Supremo Tribunal Federal (STF).
Anteriormente, no final de fevereiro, ele já havia reunido apoiadores em um ato similar na Avenida Paulista. Recentemente, Malafaia fez declarações ameaçadoras ao Judiciário, mencionando a existência de “vídeos-bomba” que seriam divulgados caso ele ou Bolsonaro fossem presos.
Paralelamente, a Polícia Federal realizou em fevereiro a Operação Tempus Veritatis, visando desarticular um plano de ruptura institucional que incluía a prisão de figuras-chave como os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Adicionalmente, Bolsonaro se encontra inelegível após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o penalizou por questionar a segurança do sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas concretas.