Bloco de partidos confirma apoio à reeleição de Paes
Em reunião realizada nesta segunda-feira (15), o prefeito do Rio de Janeiro e pré-candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), recebeu o endosso de importantes partidos políticos para sua campanha, independentemente de sua escolha para o cargo de vice-prefeito.
Durante um almoço no Palácio da Cidade, líderes do PT, PDT, PCdoB, PV e Solidariedade expressaram seu apoio contínuo à candidatura de Paes.
Os partidos reiteraram as indicações de André Ceciliano (PT) e Adilson Pires (PT), além de Martha Rocha (PDT) para a vice-presidência, mas afirmaram que apoiarão a reeleição de Paes mesmo que ele opte por uma chapa composta exclusivamente por membros do PSD, com os possíveis vices sendo o deputado federal Pedro Paulo ou o deputado estadual Eduardo Cavaliere.
Entre os participantes do encontro estavam Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT; João Maurício de Freitas, chefe do diretório estadual do PT; Carlos Lupi, presidente do PDT e ministro da Previdência Social; Áureo Ribeiro, presidente estadual do Solidariedade; e Jandira Feghali, deputada federal pelo PCdoB.
A convenção partidária do PSD está marcada para o próximo sábado, sendo o primeiro dia permitido pela Justiça Eleitoral para tais eventos.
A definição do vice de Paes, no entanto, deve ocorrer somente em agosto. O prefeito prioriza um vice de seu núcleo político mais próximo, considerando a possibilidade de deixar o cargo para concorrer ao governo do estado em 2026, o que faria o vice assumir a prefeitura.
Em uma nota oficial divulgada na noite de segunda-feira, os partidos reafirmaram seu apoio à reeleição de Paes e expressaram disposição para indicar um nome de seu campo político para compor a chapa como vice-prefeito.
O texto também destacou o compromisso de Paes com o projeto político de 2026, liderado pelo presidente Lula, marcando a consolidação da aliança política em torno de sua candidatura.
Com informações do Globo