As candidatas da UFRJ

Rafaela Albergaria (PCdoB), Tatiana Roque (PSB) e Luciana Boiteux (PSOL) disputam os votos da comunidade da UFRJ

Na foto, a deputada estadual Dani Balbi, o reitor da UFRJ Roberto Medronho e a candidata do PCdoB Rafaela Albergaria.

A disputa pelo voto para a Câmara de Vereadores do Rio está intensa na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Até o momento, três candidatas parecem ser as preferidas pela comunidade da UFRJ.

Formada pela Escola de Serviço Social da UFRJ, e com mestrado no mesmo departamento, a candidata do PCdoB, Rafaela Albergaria, tem demonstrado grande força entre os estudantes. Ex-militante do movimento estudantil e fundadora do Observatório dos Trens, Rafaela conta com a ajuda da deputada estadual Dani Balbi, que também foi eleita com forte apoio da universidade. Na última semana, Balbi e Rafaela estiveram, inclusive, em reunião com o reitor Roberto Medronho para discutir pautas da UFRJ. “A UFRJ é o principal centro de produção de ciência e tecnologia do Rio. A prefeitura precisa compreender o papel estrategico que essa universidade possui”, diz Rafaela.

A vereadora do PSOL, Luciana Boiteux, também tem investido na universidade. Professora da Faculdade Nacional de Direito, Luciana já foi testada com sucesso eleitoral. Em 2020, foi candidata a vereadora na cidade do Rio, recebeu 8.909 votos, ficando como primeira suplente do PSOL. Assumiu o mandato de vereadora em fevereiro de 2023 com a posse de Tarcísio Motta como deputado federal.

Outro nome forte na universidade é o da ex-secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura do Rio, Tatiana Roque. Candidata pelo PSB, Tatiana é professora do Instituto de Matemática da UFRJ e conta com o apoio do prefeito Eduardo Paes (PSD). Tatiana conseguiu até mesmo articular o apoio do prefeito para a reforma do edifício dos Instituto de História, Filosofia e Ciências Sociais (IFCS).

Tagged: , , , , ,