Alerj promove audiência pública sobre direitos de pós-graduandos

A iniciativa é da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

Na próxima sexta-feira (29/08), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sediará uma audiência pública dedicada a debater os direitos dos pós-graduandos fluminenses. O encontro, proposto pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pretende dar visibilidade às dificuldades enfrentadas por estudantes que dedicam sua trajetória à pesquisa científica e acadêmica.

Autora de projetos de lei voltados à valorização da pós-graduação, Balbi já apresentou iniciativas que garantem o reajuste anual das bolsas da Faperj (PL 2280/2023), asseguram a contribuição ao INSS para pós-graduandos (PL 1941/2023) e criam o direito de férias para bolsistas da Faperj (PL 4626/2025).

A audiência pública reunirá estudantes, entidades representativas e gestores públicos, em um espaço de diálogo sobre a urgência de políticas de proteção social para pesquisadores.

“A ciência fluminense precisa de investimento e respeito. Defender os direitos da nossa juventude pesquisadora é investir no futuro do Rio de Janeiro”, destacou a deputada Dani Balbi.

Foram convidados para o debate os representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Brasileira de Ciências (ABC), e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

O evento é aberto ao público e acontece às 14h30, no auditório 1801 da Alerj.

Tagged: , , , ,