Governador do Rio, Cláudio Castro, elogia experiência de Lula e destaca cooperação em momento de crise
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), demonstrou apreço pelo ex-presidente Lula (PT), chamando-o de “político experiente”. Em uma entrevista à CNN, Castro mencionou o apoio providenciado pelo governo federal após as intensas chuvas do último final de semana. Os dois líderes políticos tiveram uma conversa telefônica, na qual o presidente Lula se comprometeu a analisar um pedido de antecipação dos recursos do PAC para auxiliar nas obras nas áreas afetadas.
“Neste momento de crise, a afiliação política se torna irrelevante. Vejo como algo natural o fato de o presidente Lula ter inicialmente buscado o prefeito Paes. No entanto, ele não hesitou em me ligar quando eu o contatei. Um político experiente não tomaria medidas prejudiciais ao povo apenas para me atingir, principalmente dada a magnitude de seu cargo. Eu não o ataco, não somos inimigos”, afirmou Cláudio Castro.
Na manhã seguinte, em sua conta no X (antigo Twitter), Lula compartilhou detalhes da conversa telefônica com Castro no dia anterior. Ele declarou que “o governo federal continuará vigilante e apoiará todos os estados e municípios do Brasil em momentos difíceis, independentemente de filiações partidárias, sempre respeitando os governantes eleitos pelo povo”.
Apesar de ser filiado ao partido de Jair Bolsonaro (PL) e ter apoiado o ex-presidente nas eleições de 2022, Cláudio Castro nunca se alinhou com a ala mais ideológica do Partido Liberal.
É notável que esse elogio a Lula surja poucos dias após o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, se referir ao petista como uma “figura popular”, o que gerou certo desconforto dentro do partido.
Em resposta a essas “declarações absurdas”, o presidente Bolsonaro alertou sobre o risco de uma “implosão do partido”, sem mencionar Valdemar diretamente, ao sugerir que o ex-presidente Lula viesse compartilhar uma bebida com ele na esquina.