Museu da Imagem e do Som terá primeira Fototeca do estado
Iniciativa foi aprovada em lei da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB)
Agora é lei. O Museu da Imagem e do Som (MIS) no Rio de Janeiro abrigará a primeira Fototeca do estado. A iniciativa, que foi publicada nesta segunda-feira (17/07) no Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro, consta na Lei 10.063/2023 de autoria da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB).
A Fototeca terá o objetivo de preservar as obras de fotógrafas e fotógrafos, construindo um arquivo da fotografia brasileira para consulta pública, além de preservar a memória visual do Estado do Rio, organizar exposições de fotógrafos emergentes e promover debates, cursos de capacitação e formação para jovens, adultos e idosos.
“Muitos fotógrafos e fotógrafas ficaram sem emprego, desassistidos e vieram a falecer na pandemia. É assustador pensar que obras de fotógrafos e fotógrafas com importantes contribuições ao campo fotográfico vem se deteriorando anexadas incorretamente. Quem mais perde com isso é a memória periférica, pois são esses lugares que menos tem condições de preservar e divulgar esses arquivos. Essa é a razão pela qual fotógrafos e fotógrafas do Rio de Janeiro reivindicam há anos um espaço público de publicização de suas obras”, explicou Balbi.
Obras do MIS devem terminar em dezembro
O Museu da Imagem e do Som (MIS) é uma verdadeira lenda no Rio de Janeiro. As obras em Copacabana começaram em 2010, mas logo em seguida foram paralisadas. No ano passado, o governo do estado retomou sua construção e a promessa é que as obras terminem até dezembro de 2023 para que o novo museu possa estrear no início de 2024.
“O primeiro passo foi aprovar a Lei da Fototeca na ALERJ. Agora, é pressionar para que o MIS finalmente fique pronto para que a população do estado tenha mais um aparelho cultural gratuito e de qualidade à sua disposição”, defende Dani Balbi.