O que fará o PT do Rio em 2024?
PT ainda não decidiu se apoiará reeleição de Eduardo Paes (PSD), se terá candidatura própria ou se apoiará o PSOL para a prefeitura do Rio.
A eleição municipal de 2024 se aproxima, mas o PT do Rio de Janeiro ainda não definiu que caminho tomar.
De acordo com o jornal Extra publicado hoje (11/07), o partido está dividido entre três possibilidades.
O presidente estadual João Maurício, o secretário municipal de Assistência Social Adílson Pires, o presidente da Embratur Marcelo Freixo e o deputado federal Washington Quaquá defendem o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD).
A também deputada federal Benedita da Silva defende candidatura própria, com a atual secretária municipal do Meio Ambiente, Tainá de Paula.
Já o deputado federal Lindbergh Farias prefere a aliança com o PSOL.
Vice de Paes vale ouro
O grande sonho do PT é ter a vice de Paes. Como o prefeito deverá deixar o cargo no início de 2026 para disputar o governo do estado, quem estiver com a vice assumirá de graça a prefeitura da cidade por quase dois anos.
A questão é que Paes prefere que a vice seja de alguém de sua confiança que esteja posicionado à direita do espectro político.
Decisão passa por federação
Em tese, a alternativa a ser tomada pelo PT deve ser aprovada pelos demais partidos que compõem a federação, PV e PCdoB. No entanto, como o partido possui maioria na governança da federação, a tendência é que sua decisão unilateral prevaleça.