UFRJ realiza mesa redonda “O Oriente Médio após Gaza” para debater genocídio, crise humanitária e refúgio
Participam da mesa Shamira Rossi, pesquisadora do IESP/UERJ e assessora da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB), Bruno Bou Haya, da Unirio, e Adel Bakkour, da UFRJ.
Na próxima quinta-feira (23 de outubro), às 18h, o Salão Nobre do Instituto de História da UFRJ recebe a mesa redonda “O Oriente Médio após Gaza: genocídio, crise humanitária e refúgio”, que reunirá pesquisadores de diferentes áreas para discutir os desdobramentos políticos e sociais na região do Oriente Médio após dois anos de genocídio em Gaza e seus impactos em escala global.
O evento é uma iniciativa do Laboratório Azimute, coordenado pelo professor Murilo Meihy, do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS/UFRJ), em parceria com o Centro Acadêmico Manoel Mauricio de Albuquerque (CAMMA/UFRJ).
Participam da mesa Shamira Rossi, pesquisadora do IESP/UERJ e assessora da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB), Bruno Bou Haya, da Unirio, e Adel Bakkour, da UFRJ. Os três convidados são militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e trazem perspectivas acadêmicas e políticas sobre o tema, articulando o debate entre o campo da pesquisa e o engajamento social.
Segundo os organizadores, a proposta é promover um espaço de reflexão crítica sobre os efeitos do conflito em Gaza e as dinâmicas de crise humanitária e deslocamento forçado que marcam a atual conjuntura internacional.
O encontro é aberto ao público e não requer inscrição prévia.

