Sindicato dos comerciários do Rio garante aumento real a categorias; saiba quais são
Presidente do sindicato viu negociação como vitória às classes
O Sindicato dos Comerciários do Rio encerrou as negociações com os representantes patronais e assegurou aumento real aos varejistas do gênero alimentício – supermercados e hortifrutis – e dos funcionários de óticas. À primeira categoria, foi garantido um reajuste de 3.83% retroativo a maio deste ano e 1.67% respectivo a novembro, o que concede um aumento acima da inflação. Já aos trabalhadores das óticas, foi negociado um reajuste de 5% retroativo ao mês de maio.
Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Márcio Ayer, 20 outras categorias têm conversas em curso para que sejam concedidos aumentos acima da inflação. Ayer informa ainda que serão aplicados reajustes nos pisos salariais, ajuda de custo e quebra de caixas.
– Benefícios, como refeição e ajuda transporte, e a manutenção das cláusulas sociais da convenção coletiva serão corrigidas pelo percentual definido – disse.
A convenção coletiva proíbe o trabalho no Dia do Comerciário (16 de outubro), no Natal (25/12) e no Ano Novo (1/1).
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários, os patrões ofereceram, durante grande parte das negociações, reajustes abaixo da inflação.
– Não iríamos assinar nada que não tivesse aumento real e avanços em outras cláusulas. No fim, conseguimos melhorias nos benefícios e salários – defende.