Selo Editorial Dani Balbi abre chamada para obras sobre meio ambiente e povos originários

Iniciativa da Editora Multifoco garante publicação gratuita de livros com temáticas ambientais e indígenas; inscrições vão de 13 de agosto a 15 de setembro

Autores e autoras de obras literárias ou acadêmicas que abordem as relações entre meio ambiente e povos originários poderão publicar seus livros gratuitamente. A oportunidade faz parte da nova chamada pública do Selo Editorial Dani Balbi, iniciativa da Editora Multifoco voltada a pautas políticas e sociais urgentes.

Em sua primeira edição, com o tema LGBTQIA+, o selo revelou autoras e autores de todo o Brasil. Nesta segunda edição, o selo propõe reunir e divulgar narrativas que enfrentem o racismo ambiental, o colonialismo e a destruição da biodiversidade, valorizando os saberes ancestrais, os modos de vida sustentáveis e as estratégias de resistência dos povos indígenas.

O período de inscrição vai de 13 de agosto a 15 de setembro de 2025, por meio do site oficial da convocatória. Podem ser submetidas obras nos gêneros romance, conto, poesia, ensaio, autobiografia, dramaturgia, dissertação ou tese, desde que abordem diretamente o tema proposto.

A avaliação será feita com base na qualidade do conteúdo, pertinência temática e potência crítica. Os livros selecionados terão todo o processo de edição, projeto gráfico, registro, impressão inicial e distribuição custeado pelo selo. A única despesa da pessoa autora será a revisão final do texto, que pode ser feita por profissional de sua escolha ou indicado pela própria editora.

Conselho Ecológico Popular

A data de abertura das inscrições, 13 de agosto, marca também o lançamento do Conselho Ecológico Popular, iniciativa da mandata da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ). O evento será realizado na Casa Xica Manicongo, na Lapa, Rio de Janeiro.

O Conselho Ecológico Popular é um espaço institucional criado para subsidiar com conhecimento técnico e popular as proposições e intervenções da deputada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia de lançamento contará com a presença da representante do Ministério do Meio Ambiente, Inamara Melo.

Lançamento do Conselho Ecológico Popular da mandata Dani Balbi

Data: 13/08, quarta-feira

18:00 – COP-30 e a agenda socioambiental no Rio de Janeiro

 Presenças confirmadas:

  • Inamara Melo (Ministério do Meio Ambiente)
  • Alex Medina (Unidade Coletiva)
  • Larissa Amorim (Casa Fluminense)
  • Luan Cazati (Conjuclima)
  • Margarita Olivera (UFRJ)
  • Mariana Rondon (Plataforma Cipó)
  • Natalia Barcelos (Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental)
  • Paulo D. Branco (Instituto Fronteiras do Desenvolvimento)
  • Pedro Eduardo Graça Aranha (Coalizão pelo Clima)
  • Raisa Vieira (OTCA)
  • Viviane Dib (IIS)
  • Mediação: Dora Nascimento (PUC-Rio)

20:00 – Lançamento do edital com chamada para livros do Selo Dani Balbi/Multifoco com o tema “Meio Ambiente e povos originários”.

20:30 – Resenha no Jazz do Cazota Bar

Local: Casa Xica Manicongo (Av. Mem de Sá, 126, Lapa).

Tagged: , ,