CNI indicam crescimento econômico e desafios fiscais para o Brasil nos próximos anos

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) atualizou suas previsões para a economia brasileira, revelando um cenário de crescimento acompanhado de desafios fiscais significativos.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) e reportados pelo O Globo, espera-se que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresça 3,5% em 2024, um ajuste positivo em relação à previsão anterior de 1,7%. Para 2025, a projeção é de uma expansão de 2,4%, com o PIB da indústria previsto para crescer 2,1%.

Antonio Alban, presidente da CNI, em uma coletiva de imprensa, expressou otimismo cauteloso em relação às expectativas futuras.

“Espero que nós sejamos surpreendidos novamente com a economia em 2025, como todos foram surpreendidos em 2024, de alguma forma em 2023, mas sabemos que alguns cenários são mais preocupantes para 2025 no cenário de hoje”, afirmou Alban.

A inflação é outra variável crítica destacada pelo relatório da CNI. Influenciada pela alta nos preços de alimentos, energia e pela desvalorização do real, a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve encerrar 2024 em 4,8%, ultrapassando o teto da meta governamental de 4,5%.

No entanto, prevê-se que haja uma desaceleração inflacionária em 2025, com o IPCA projetado para fechar o ano em 4,2%.

No que se refere à situação fiscal, os desafios são persistentes. O setor público consolidado, que inclui a União, estados, municípios e estatais, deverá apresentar um déficit primário de R$ 70,2 bilhões em 2025, correspondendo a 0,6% do PIB. A meta fiscal estipulada é eliminar completamente o déficit, permitindo uma margem de tolerância de até 0,25% do PIB.

A dívida pública brasileira também está projetada para continuar sua trajetória ascendente, alcançando 78,7% do PIB em 2024 e 81,9% em 2025. Este cenário reflete os persistentes desafios fiscais e a necessidade de adotar medidas estruturais para estabilizar as contas públicas do país.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.