Rio e Niterói unem forças na busca pela sede dos jogos Pan-Americanos de 2031

As cidades do Rio de Janeiro e Niterói deram um importante passo para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Na manhã de quarta-feira, 27, os prefeitos Eduardo Paes, do Rio, e Rodrigo Neves, de Niterói, anunciaram a intenção de uma candidatura conjunta durante uma videoconferência com Neven Ilic, presidente da Panam Sports.

A reunião também contou com a presença dos vice-prefeitos Eduardo Cavaliere e Isabel Swan, além de Guilherme Schleder, secretário de Esportes do Rio, e Jimena Saldaña, secretária geral da Panam Sports.

Eduardo Paes destacou a experiência prévia das cidades em grandes eventos internacionais. “A nossa candidatura não é uma aventura. Estamos falando da união de duas das mais importantes cidades do Brasil para realizar o Pan-Americano. Temos plena confiança no sucesso e vamos demonstrar a nossa capacidade conjunta em realizar grandes eventos”, afirmou.

Durante a videoconferência, foi discutido o plano de dividir a sede dos jogos entre as duas cidades. Os prefeitos informaram que, na próxima semana, uma carta oficial de candidatura será apresentada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Rodrigo Neves reforçou o impacto positivo que a realização do evento poderia trazer. “Tivemos uma reunião muito produtiva com dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil e da Panam Sports. Vamos formalizar a carta de intenção na próxima semana. Será muito bom para o Brasil, para o esporte e o desenvolvimento de nossas cidades e do Estado do Rio”, declarou.

Após a apresentação da carta, caberá ao COB decidir o representante brasileiro na disputa pela sede do Pan 2031. Além do Rio/Niterói, São Paulo também já apresentou sua candidatura para o evento continental.

O prazo final para a apresentação da candidatura brasileira é 31 de janeiro de 2025. A decisão sobre a cidade-sede será tomada durante a Assembleia Geral da Panam Sports, que ocorrerá simultaneamente aos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, Paraguai, em agosto de 2025.

Recentemente, os prefeitos já haviam discutido a candidatura em outra videoconferência com Paulo Wanderley e Marco La Porta, presidente e presidente eleito do COB, respectivamente. A intenção conjunta foi bem recebida por ambos os dirigentes esportivos, marcando um momento promissor para o esporte brasileiro na arena internacional.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.