Câmara de Niterói se inclina para a direita com avanço do PL nas eleições municipais

As eleições municipais em Niterói marcaram uma mudança significativa na composição da Câmara Municipal, que se inclinou mais à direita, refletindo o crescimento do Partido Liberal (PL).

O PL, associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao candidato à prefeitura Carlos Jordy, elegeu quatro vereadores, ultrapassando o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que elegeu três.

O PDT é o partido do atual prefeito, Axel Grael, e de Rodrigo Neves, que está competindo contra Jordy no segundo turno das eleições para prefeito.

O cenário eleitoral também revelou perdas para outros partidos de esquerda. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) não conseguiu reeleger o vereador Paulo Eduardo Gomes, que ocupava o cargo desde 2001.

Outros vereadores que não retornarão incluem Adriano Boinha (PDT), Casota (MDB), Emanuel Rocha (União), e Folha (PP). Paulo Velasco, que não concorreu, viu seu filho, Gabriel Velasco (PSD), ganhar uma vaga na Câmara.

Dos 21 vereadores, apenas seis não conseguiram a reeleição. Douglas Gomes, reeleito pelo PL, alcançou um feito histórico ao se tornar o vereador mais votado da história da cidade com mais de 16 mil votos, mais do que dobrando a votação do segundo mais votado, Professor Túlio (PSOL).

Os aliados de Douglas Gomes atribuem sua vitória ao seu papel ativo e fiscalizador durante seu mandato, marcado por uma postura conservadora e de oposição ao prefeito Axel Grael.

Daniel Marques, também do PL, foi reeleito para seu terceiro mandato, o primeiro pelo PL.

Allan Lyra, outro vereador eleito pelo PL, inicia seu primeiro mandato com posturas claras contra a vacinação COVID-19, que considera “experimental”, e o ensino de ideologia de gênero, apoiando a iniciativa Escola Sem Partido. Fernanda Louback é mais uma novidade do PL na Câmara.

Após os resultados expressivos, Douglas Gomes já iniciou conversas para disputar a presidência do Legislativo de Niterói, atualmente liderado por Milton Cal (União), que pretende se reeleger.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.