Confiança do consumidor brasileiro cresce pelo quarto mês consecutivo, aponta FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira que a confiança dos consumidores brasileiros registrou aumento pelo quarto mês consecutivo em setembro, alcançando 93,7 pontos, uma alta de 0,5 ponto em relação ao mês anterior.

O crescimento foi impulsionado principalmente por expectativas otimistas para os próximos meses, apesar de uma ligeira deterioração na percepção sobre a situação atual.

Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, “a confiança do consumidor sobe gradativamente desde junho deste ano, sendo influenciada, principalmente, pelas expectativas para os próximos meses”.

O Índice de Expectativas (IE), que mede essa perspectiva, subiu 0,8 ponto para 102,2 pontos, marcando também a quarta alta consecutiva.

No entanto, o Índice de Situação Atual (ISA), que avalia a percepção corrente dos consumidores, apresentou um leve recuo de 0,2 ponto, fixando-se em 81,7 pontos após quatro meses de estabilidade.

A pesquisa destacou ainda que o aumento do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foi particularmente influenciado pela melhora no ímpeto de compras de bens duráveis, que avançou 2,3 pontos, atingindo 90,1 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2023.

Por outro lado, o componente que avalia as finanças pessoais das famílias teve uma redução de 0,8 ponto, caindo para 69,9 pontos, o menor desde maio deste ano.

Gouveia acrescentou que “a resiliência da atividade doméstica tem sustentado a tendência de alta na confiança dos consumidores, mas a recuperação em ritmo lento reflete a percepção ainda fragilizada das finanças pessoais”.