PL enfrenta desafios internos na Câmara dos Deputados

O Partido Liberal (PL), atualmente com a maior bancada na Câmara dos Deputados, está passando por uma crise interna que ameaça sua coesão.

Com 99 deputados, o PL enfrenta o risco de perder parlamentares para outros partidos como o Republicanos, MDB, PP, Patriota e Solidariedade. Esses partidos estão tentando atrair membros do PL, exacerbando as tensões internas.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, as divergências dentro do PL ocorrem entre um grupo mais alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e outro que faz parte do centrão, mas não se identifica com o “bolsonarismo raiz”. Essa divisão tem colocado em prova a unidade do partido.

O líder do PL na Câmara, deputado federal Altineu Côrtes (RJ), que é mais próximo ao centrão, comentou sobre a situação.

Após uma reunião com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e com Bolsonaro, Côrtes afirmou que os problemas foram contornados. “O PL é estruturado.

O presidente Valdemar é um grande líder, tem diálogo com todos os deputados e eu procuro manter esse diálogo também. Tem que buscar respeito e equilíbrio para chegarmos aos entendimentos. É natural ter divergências”, declarou.

A situação destaca os desafios enfrentados pelo PL em manter sua bancada unida diante das próximas sessões legislativas, onde as alianças e posicionamentos políticos serão cruciais para a definição de políticas e a governabilidade.