Gleisi Hoffmann critica possibilidade de alta da Selic após divulgação de deflação no IPCA

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, usou suas redes sociais nesta terça-feira (9) para criticar a possibilidade de um novo aumento da taxa Selic, em meio a sinais de desaceleração da inflação.

Hoffmann questionou a postura do Banco Central diante da deflação registrada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“No mesmo dia em que o IPCA mostra que há deflação, inclusive no preço dos alimentos, o Boletim Focus do BC aponta para aumento dos juros. Qual a razão dessa ganância, se os fundamentos da economia são firmes e só melhoram?”, escreveu Hoffmann em seu perfil no Blue Sky.

O IPCA, divulgado pelo IBGE, registrou uma deflação de -0,02% em agosto, a primeira taxa negativa desde junho de 2023, contrastando com o aumento de 0,38% em julho.

O índice surpreendeu analistas, que previam estabilidade em +0,01%, e foi influenciado pela redução nos preços da energia elétrica residencial e de alimentos e bebidas. Com esse resultado, a inflação acumulada no ano é de 2,85%, e a taxa dos últimos 12 meses atingiu 4,24%.

Apesar da melhora dos indicadores econômicos, o Boletim Focus, que reflete as expectativas do mercado financeiro, indicou a possibilidade de alta na Selic, gerando críticas de setores políticos que questionam a necessidade de juros mais altos diante da queda na inflação.