Ministro de Minas e Energia sugere possível revisão na bandeira tarifária da conta de luz

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (4) que a bandeira tarifária das contas de luz, atualmente no patamar vermelho 2, pode ser revisada.

A bandeira foi estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devido ao uso intensivo de usinas térmicas durante a seca que afeta diversos estados.

Silveira, no entanto, mencionou uma inconsistência apontada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que identificou um erro no despacho de uma usina térmica, o que pode permitir a revisão da bandeira e reduzir o impacto nas tarifas.

Embora não tenha garantido a mudança, o ministro indicou que bandeiras mais favoráveis, como a verde ou a amarela, podem ser mantidas por mais tempo, dependendo da confirmação de condições técnicas. Ele ressaltou ainda que o saldo da conta bandeira está positivo, o que favorece essa flexibilização:

“Hoje, não há necessidade de despacho que aumente a conta de energia, e os nossos reservatórios estão em melhor condição que em 2021”, declarou Silveira, conforme citado pela CBN.