Lula garante autonomia a Galípolo no BC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (30) que Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central, terá autonomia no cargo. Galípolo, indicado por Lula na quarta-feira (28), receberá um mandato de quatro anos, semelhante ao do presidente da República.

Lula enfatizou que, com esse mandato, Galípolo terá liberdade para tomar decisões sobre a taxa de juros, desde que justifique suas ações.

“É um jovem extremamente competente. Ele vai trabalhar com a autonomia que trabalhou o Meirelles [Henrique Meirelles, ex-presidente do BC], até porque ele vai ter mandato. Quando ele passar no Senado, ele vai ter mandato de quatro anos, o mesmo mandato do presidente da República. Isso dá a ele o direito de fazer as coisas corretas”, declarou o presidente.

Lula também criticou o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a taxa Selic de 10,5% ao ano. O presidente expressou discordância com a autonomia do Banco Central, sugerindo que, caso fosse possível, mudaria essa estrutura.

“Se tiver que baixar juros, baixa. Se tiver que aumentar os juros, aumenta. Mas tem que ter uma explicação”, explicou.

Em relação a Elon Musk, Lula afirmou que o bilionário deve respeitar as leis brasileiras e decisões da Suprema Corte.

Na quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes determinou que Musk indicasse um representante legal no Brasil, o que não foi cumprido. Moraes ordenou a suspensão da rede social X no país, e a Anatel deverá implementar o bloqueio dentro de 24 horas, incluindo restrições a VPNs para evitar a evasão da suspensão.