Ônibus são incendiados e sequestrados na Baixada
Dois ônibus foram incendiados nesta quarta-feira em Belford Roxo, Baixada Fluminense. O incidente ocorreu na Avenida Automóvel Clube, próximo à Favela do Guacha, conforme relatado pelo RJTV. Em resposta, policiais do 39ºBPM (Belford Roxo) foram destacados para o local.
No mesmo dia, na Zona Norte do Rio, especificamente em Guadalupe e nas proximidades do Complexo do Chapadão, nove ônibus foram sequestrados e usados como barricadas em uma ação criminosa inicialmente não relacionada.
Três dos ônibus sequestrados em Guadalupe já foram liberados, enquanto os outros seis permanecem no local. A violência na Zona Norte é atribuída à morte de Washington Costa de Oliveira, conhecido como W ou Charlote, um líder do tráfico local, durante uma operação da Polícia Militar.
A tenente-coronel Cláudia Moares, porta-voz da Polícia Militar, informou ao RJTV que as ações violentas foram motivadas por duas operações distintas da PM, uma no Chapadão e outra em Belford Roxo. “A princípio não podemos estabelecer de imediato uma correlação entre as duas ações.
Na primeira situação, no Chapadão, nós tivemos uma operação do 40ºBPM (Irajá) relacionada à repressão de roubos de veículos e cargas, que resultou em confronto e morte de um criminoso.
Isso desencadeou as represálias, incluindo o sequestro dos ônibus”, explicou Moares. A polícia conseguiu impedir maiores danos aos ônibus e continua investigando os eventos.