A Organização das Nações Unidas confirmou o envio de um Painel de Especialistas Eleitorais para as eleições presidenciais venezuelanas programadas para 28 de julho.

O anúncio foi feito pelo Coordenador Residente e Humanitário da ONU na Venezuela, Gianluca Rampolla del Tindaro, em um comunicado dirigido ao presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, e ao chanceler Yván Gil.

O Painel será implementado gradualmente de 28 de junho a 2 de agosto, com o objetivo de monitorar e avaliar o processo eleitoral. O CNE da Venezuela havia solicitado a presença de observadores internacionais, incluindo o grupo de especialistas da ONU, para garantir a transparência e a integridade das eleições.

Além disso, o escritório de Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, revelou que quatro especialistas chegarão ao país no início de julho.

Eles prepararão um relatório confidencial e interno para o secretário-geral sobre o desenvolvimento das eleições, contendo também recomendações para melhorias em futuros processos eleitorais na Venezuela.

Este envio faz parte dos diversos tipos de assistência eleitoral que a ONU pode oferecer aos Estados-Membros que a solicitam.

Com informações da Prensa Latina