Apoiadores de Trump convocam motins e retaliação após condenação em Nova York

Apoiadores do ex-presidente Donald Trump expressaram indignação diante de sua condenação em 34 acusações criminais por um júri em Nova York, inundando sites pró-Trump com chamados para motins, revolução e retaliação violenta.

Segundo uma análise da Reuters sobre comentários em três plataformas alinhadas a Trump – Truth Social, Patriots.Win e Gateway Pundit -, os seguidores do ex-presidente reagiram com dezenas de postagens online de teor violento. Alguns pediram ataques aos jurados, execução do juiz Juan Merchan e até mesmo guerra civil e insurreição armada.

Após perder a eleição de 2020 e afirmar falsamente que o voto foi roubado, Trump tem retratado os juízes e promotores envolvidos em seus julgamentos como agentes corruptos da administração Biden, visando minar sua candidatura. Essa retórica tem sido acompanhada por uma escalada de ameaças e intimidações direcionadas a juízes e autoridades do tribunal por parte de seus seguidores.

Trump continuou seus ataques online após o veredicto, chamando Merchan de “altamente conflitante” e criticando as instruções do júri como injustas. Um comentarista respondeu com uma imagem de uma forca e a legenda “criminoso traidor do sistema de Justiça!”.

Embora as postagens identificadas pela Reuters contenham apelos à violência ou insurreição, a maioria não atende ao padrão legal para uma ameaça processável, que normalmente requer evidências de uma clara intenção de agir ou incutir medo.

No entanto, especialistas alertam que o veredicto de culpado poderia inspirar violência, alimentando a convicção entre alguns apoiadores de Trump de que ele é vítima de uma conspiração.

Amy Cooter, do Centro de Terrorismo, Extremismo e Contraterrorismo do Middlebury Institute of International Studies, destacou que teme que o veredicto possa levar à violência direcionada aos envolvidos no caso.

Com informações da Reuters