RS se prepara para novos temporais
A partir desta sexta-feira, 10, o Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar temporais após um período de chuvas localizadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões central-leste e nordeste do estado devem ser as mais afetadas.
De acordo com informações do G1, a região metropolitana de Porto Alegre, já severamente atingida pelas enchentes, deve registrar grandes volumes de chuva até a próxima segunda-feira.
A situação preocupa as autoridades, especialmente devido à localização das principais bacias de captação do rio Guaíba na região, onde os níveis já estão elevados, aumentando o risco de inundações.
O meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, alerta que as bacias da região, especialmente próximas ao Rio Caí e ao Vale do Rio Taquari, devem receber o maior volume de chuva.
As últimas atualizações da Agência Brasil indicam que o número de desalojados no estado mais que dobrou em 24 horas, passando de 163 mil para 327.105.
São pessoas que tiveram que deixar suas casas em busca de abrigo em residências de parentes, amigos ou em abrigos públicos. Até o momento, os abrigos estaduais receberam 68.519 pessoas.
No total, 1,74 milhão de gaúchos foram afetados de alguma forma pelas enchentes, sofrendo com perda de casas, falta de luz, água e comida.
O número de municípios atingidos chega a 431, o equivalente a mais de 80% das cidades do estado. As mortes relacionadas às chuvas já somam 107, com 134 desaparecidos e 754 feridos.
As autoridades estão em alerta para o agravamento da situação no estado. O Inmet prevê chuvas fortes a partir desta sexta-feira, com expectativa de continuidade até domingo, com maior intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e sul de Santa Catarina.
Embora o nível do rio Guaíba esteja abaixo dos 5 metros, os rios do sul do estado já começaram a subir e transbordar, aumentando a preocupação das autoridades e da população local.