MEC começa a fazer recuperação de escolas após desastre no Rio Grande do Sul
O Ministro da Educação, Camilo Santana, visitou o Rio Grande do Sul no domingo, 5 de maio, acompanhado de comitiva presidencial para coordenar as ações de assistência e socorro após o desastre que atingiu o estado.
“O importante agora é resgatar as pessoas o mais rápido possível. E retomar nossas escolas e as aulas no Rio Grande do Sul”, disse Santana ao lado da Secretária de Educação do estado, Raquel Teixeira. “O MEC está inteiramente mobilizado para apoiar em tudo que pudermos.”
O Ministério da Educação trabalha no mapeamento dos danos em escolas e instituições educacionais. Segundo o Governo do Rio Grande do Sul, 664 escolas foram afetadas em 224 municípios, com 250 danificadas e 36 servindo de abrigo.
Após reunião com autoridades locais, Santana enfatizou o compromisso do MEC em apoiar a reconstrução das instituições educacionais.
“Vamos juntos recuperar a educação, devolvendo todas as escolas às crianças e aos jovens do Rio Grande do Sul”, afirmou.
O mais recente balanço da Defesa Civil aponta 336 municípios atingidos, com 16.600 pessoas em abrigos e 88 mil desalojadas.
As mortes confirmadas somam 77, com 108 desaparecidos e 155 feridos. Há 214 pontos de bloqueio de vias.
A comitiva presidencial incluiu ministros e líderes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que acompanham de perto as medidas de resposta e recuperação.