Terremoto em Taiwan mata nove e deixa centenas de feridos
Um forte terremoto de magnitude 7,2 atingiu Taiwan nesta quarta-feira, sendo registrado como o maior tremor na região em pelo menos 25 anos. O desastre deixou nove mortos e mais de 800 feridos, com 50 pessoas desaparecidas enquanto se dirigiam a um parque nacional.
O epicentro do terremoto foi próximo ao condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, no leste do país. O evento, que ocorreu por volta das 8h, horário local, desencadeou cenas de pânico e destruição, com prédios inclinados em ângulos perigosos.
“Foi muito forte. Parecia que a casa ia cair”, disse Chang Yu-lin, um residente de 60 anos em Taipé.
Equipes de resgate estão trabalhando arduamente para resgatar pessoas presas nos escombros e em túneis próximos a Hualien. Autoridades relataram a retirada lenta de alguns presos, incluindo dois cidadãos alemães. No entanto, 50 viajantes a bordo de quatro micro-ônibus com destino a um hotel no Parque Nacional Taroko Gorge estão desaparecidos.
O presidente eleito de Taiwan, Lai Ching-te, enfatizou a prioridade de resgatar as vítimas, afirmando que a ligação ferroviária para a região deve ser reaberta na quinta-feira.
O terremoto também teve impacto em países vizinhos. No Japão, a Agência Meteorológica relatou uma magnitude de 7,7 e emitiu alertas de tsunami para partes da província de Okinawa, enquanto nas Filipinas, as autoridades instaram os residentes costeiros a se mudarem para áreas mais altas.
Na China, o terremoto foi sentido na província de Fujian, no sudeste do país, e relatado por testemunhas no centro comercial de Xangai.
Tremores secundários ainda estão sendo sentidos em Taipé, com mais de 50 registrados até o momento, de acordo com autoridades meteorológicas.
Com informações da Reuters