Lideranças políticas e sindicatos lançam manifesto em defesa da Indústria Naval no RJ
Na última segunda-feira, 25, ocorreu o lançamento do “Manifesto em Defesa das Indústrias Naval e de Petróleo e Gás do Estado do Rio de Janeiro”.
Organizado pela Frente Parlamentar de Acompanhamento da Instalação do Polo Gaslub, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o evento contou com o apoio de sindicatos, entidades de classe e a Frente Nacional em Defesa da Indústria Naval da Câmara dos Deputados.
A reunião aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, visando a mobilização por investimentos no setor para a geração de empregos e fortalecimento da indústria local.
A coordenadora da frente parlamentar, deputada Verônica Lima (PT), destacou a importância do manifesto para o avanço da agenda de recuperação industrial e criação de empregos, mencionando um encontro recente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o tema.
A Petrobras, representada pelo gerente executivo de Responsabilidade Social, José Maria Rangel, anunciou que o Polo Gaslub em Itaboraí já contribui para a economia local com cerca de seis mil empregos, diretos e indiretos, com expectativas de ultrapassar 10 mil nos próximos dois anos.
O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), e o secretário interino de estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, também se manifestaram sobre as ações e projetos destinados a revitalizar a indústria naval e de petróleo e gás, destacando a dragagem do Canal São Lourenço e a remoção de embarcações abandonadas como iniciativas importantes para o setor.
O evento reuniu diversas autoridades e representantes do setor, reforçando o compromisso do Estado do Rio de Janeiro com a recuperação e o desenvolvimento sustentável das indústrias naval e de petróleo e gás, setores vitais para a economia local e nacional.
Com informações do Brasil de Fato