Tarcísio Motta vence Renata Souza e será o candidato do Psol para a prefeitura do Rio
Nome foi definido no processo de prévias do partido
O deputado federal Tarcísio Motta será o candidato do Psol na disputa pela prefeitura do Rio, em 2024. A Conferência Eleitoral Carioca do partido definiu seu nome na noite desta terça-feira (05/09), depois de ter realizado sua última plenária interna, num total de dez. Ele disputava com a deputada estadual Renata Souza e o também deputado federal Glauber, que na última hora renunciou a seu favor. Motta ficou com 38 votos e Renata, 21.
A briga entre os colegas de legenda foi acirrada. Inicialmente, tentou-se articular o nome de Motta sem as tradicionais prévias, mas Renata, também de olho na vaga, se mobilizou para manter a disputa. As plenárias escolheram 59 delegados, que definiram hoje o processo de escolha. O deputado federal já havia concorrido ao governo do estado pela legenda em 2014 e 2018. Desta forma, o Psol começa a definir seus pré-candidatos visando às eleições municipais do próximo ano.
Além de Tarcísio, haverá candidatura própria em São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana, que terá mais uma vez o deputado estadual Professor Josemar e, no último fim de semana, a legenda bateu o martelo em relação a Petrópolis, na Região Serrana, onde o também deputado estadual Yuri Moura disputará a eleição de prefeito.
A escolha de Yuri não é surpresa. Mas Petrópolis tem uma particularidade. O município foi governado interinamente por um ano pelo então presidente da Câmara, Hingo Hammes. Isto porque Rubens Bomtempo (PSB), eleito em 2020, teve a candidatura impugnada por uma condenação por improbidade administrativa, em 2019. Ele só conseguiu reverter a situação em dezembro de 2021, quando finalmente assumiu a prefeitura para o seu quarto mandato.
Apesar de poder concorrer à reeleição, o que circula nos bastidores é que sua avaliação de governo hoje não é boa, além do próprio desgaste natural pelos anos de poder que ocupa. O cenário abriu caminho para o deputado, que já disse que quer uma aliança ampla de esquerda em torno do seu nome.