ALERJ concede Medalha Tiradentes para a jurista Carol Proner
A iniciativa partiu da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB)
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou na última semana a entrega da Medalha Tiradentes para a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carol Proner.
A iniciativa foi da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB). “Carol Proner tem se destacado pela defesa da democracia no Brasil. Nos últimos anos, ela denunciou em todo o mundo as arbitrariedades cometidas no Brasil, como o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a prisão do presidente Lula e os ataques autoritários de Jair Bolsonaro. Carol Proner é um exemplo e orgulho para a sociedade brasileira”, avaliou a deputada.
Além de professora da UFRJ, Proner foi fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e integrante do Grupo Prerrogativas. Atua principalmente nas áreas do direito internacional e dos direitos humanos.
É doutora em direito pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha) e mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Atua também como diretora-executiva do Instituto Joaquín Herrera Flores, coordenadora-executiva da Escola de Estudos Latino-Americanos e Globais (ELAG) e do Consejo Latinoamericano de Justicia y Democracia (CLAJUD) no Brasil, além de integrante do Grupo de Puebla.
Em 2019, recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de homenagear personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas e humanitárias.
Em fevereiro de 2023, foi indicada ao cargo de assessora internacional do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.